BOANERGES & CIA. | Veiculo: Portal da Agencia o Globo dino

O varejo tradicional e a briga pelo mercado de pagamentos

Negcio / Em um mercado que movimenta mais de R$ 1,3 trilho s com uso de cartes, os meios de pagamentos passaram a ser um filo estratgico de atuao dos varejistas. Com a ascenso das novas tecnologias e um afrouxamento benfico realizado por parte do Banco Central na parte regulatria, as instituies financeiras tradicionais esto comeando a perder o protagonismo. E nessa brecha que fintechs e varejistas entram em cena.

De acordo com dados compilados pela consultoria Boanerges & Cia, a participao do uso de carto, tanto de dbito como de crdito, pelos consumidores vem crescendo ano a ano. Em 2007, essa participao era de 18% sobre o total de movimentao financeira na parte de pagamentos. Em 2017 esse montante j representou 33%. A projeo que ao fim de 2027, 49% do total sejam de pessoas utilizando o plstico como principal meio de pagamento, superando o dinheiro em papel, que ainda o mais utilizado. Isso significa que os grandes players do varejo podem criar suas prprias solues tecnolgicas para permitir um acesso direto com o seu consumidor.

Na prtica, isso j vem ocorrendo. Os principais varejistas do Pas, como B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Magazine Luiza, Carrefour, entre outros, j esto realizando a chamada transformao digital a partir do modo como o cliente se relaciona com a marca, principalmente na parte de pagamento E a tendncia que a customizao passe a ser cada vez mais realizada por todos os varejistas que transacionem valores significativos e que possuam uma base de clientes extremamente fiis. 

Relacionar-se de forma mais ntima com o consumidor foi justamente a estratgia que levou a B2W a criar uma carteira digital. Por meio dela, a companhia consegue otimizar e trazer descontos para os seus clientes por meio do uso de cashback, o que acaba gerando maior recorrncia de compra. Lanada em junho de 2018, a aplicao contou com mais 800 mil downloads em apenas cinco meses de operao. Ou seja, a empresa entendeu que o potencial em oferecer uma experincia diferenciada passa por internalizar a gesto do meio de pagamento.

Na mesma toada segue o Magazine Luiza. A gigante do varejo vem realizando uma srie de iniciativas para consolidar um ecossistema de experincia do usurio, que passa pela jornada de compra, pela forma como este recebe o produto e a maneira como ele realizar o pagamento. Embora ainda seja bastante incipiente, o plano que seja criado uma espcie de aplicativo, que sirva para realizar compras e efetuar pagamentos. A prpria empresa j possui estruturao financeira, composta pela oferta de um carto de crdito private-label e tambm por emprstimos pessoais. Ou seja, o potencial de customizao em meios de pagamento grande, embora apresente desafios.

Com a oportunidade dada, as empresas do setor varejista precisam ter em mente as dificuldades que so colocadas, sobretudo na questo tecnolgica e na estruturao financeira. Segundo uma pesquisa divulgada, em dezembro de 2018, pela consultoria Deloitte com 126 empresas participantes, 66% afirmaram que precisam readaptar seus planos de negcios diante de um novo perfil de consumidor e de um contexto socioeconmico complexo. Fazer esse processo e ter xito, no tarefa fcil. O lado bom que o ecossistema de tecnologia financeira est evoluindo com relativa rapidez. 

Neste cenrio, as fintechs tm desempenhado papel importantssimo. De acordo com um relatrio elaborado pela Liga Ventures, aceleradora que ajuda grandes empresas a criarem programas de inovao, existem hoje 293 startups que esto entregando valor para o varejo em diferentes reas. Dentre essas, as que dizem respeito como as tecnologias servem como opes para os varejistas na oferta de meios de pagamentos, m-payments, gerao de boletos, subadquirentes, gateways e ferramentas para auxiliar e apoiar na gesto de transaes financeiras.

Com a tecnologia disposio, um ambiente propcio para otimizar operaes de meios de pagamento, e uma capacidade de criar diversas solues que atendam no s o pblico final, mas tambm os diversos intermediadores que fazem parte do processo, o varejo tem a capacidade de fomentar ainda mais o desenvolvimento com foco em inovao. Isso passa por ferramentas de customizao que atendam s necessidades especficas do consumidor. Hoje, o varejo j possui protagonismo no mercado de pagamentos. Nos prximos anos, o setor ser responsvel tambm por elevar a competitividade do ecossistema financeiro. E a tecnologia ser um dos trips de sustentao.

*Joo Miranda CEO e fundador da Hash, fintech especializada em infraestrutura de pagamentos - www.hash.com.br 


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Data da Veiculação: 30/04/2019